O que alivia a dor de uma queimadura? Acesse e descubra!

o que alivia queimadura

Afinal, o que alivia a dor de uma queimadura? Primeiramente, precisamos deixar claro que as causas das queimaduras e seus graus são tão diversos, que é impossível resumir essa pergunta a uma só resposta.

De fato, na maioria dos casos, as queimaduras são lesões na pele causadas pelo calor. Mas não é só o contato com superfícies ou líquidos quentes que causam queimaduras. Elas podem ocorrer devido a exposição da pele à produtos químicos, radiação, descargas elétricas, e até mesmo ao frio extremo, por exemplo.

A gravidade das queimaduras varia muito, e então, os tratamentos são diversos. Tendo isso em mente, vamos descobrir quais são as principais causas, tratamentos, e o que alivia a dor de uma queimadura, começando pelas queimaduras de primeiro grau, passando pelas queimaduras de segundo grau, e chegando até as mais graves, as queimaduras de terceiro grau.

Continue a leitura e confira!

Queimaduras de primeiro grau

São lesões na camada superficial (epiderme) da pele e não representam riscos graves à saúde. Os sintomas são dor intensa e vermelhidão no local, com palidez ao toque.

As queimaduras de primeiro grau costumam melhorar entre cinco e sete dias, não causam bolhas e a pele pode descamar, porém, não haverá cicatriz permanente.

O que causa uma queimadura de primeiro grau?

São causadas principalmente por excesso de exposição à luz solar e pelo rápido contato da pele com superfícies ou vapores muito quentes (ou com temperaturas extremamente frias).1 Um belo exemplo disso é quando estamos cozinhando mas acabamos encostando uma pequena parte da pele em uma panela quente por uma fração de segundo.

O que alivia a dor de uma queimadura de primeiro grau?

Os primeiros socorros para esses casos são muito simples:

  1. Coloque a região afetada debaixo de água fria (em temperatura ambiente, nunca gelada) por aproximadamente 15 minutos.
  2. Mantenha a região coberta com um pano úmido e frio durante as primeiras 24 horas.
  3. Passe sobre a lesão uma pomada hidratante e cicatrizante para queimaduras.

Lembre-se de não passar nenhum outro produto que não seja a pomada, afinal, os componentes de muitos hidratantes e óleos podem irritar a pele afetada.2

o que alivia queimadura

Queimaduras de segundo grau

As queimaduras de segundo grau são mais complexas e se subdividem em 2º grau superficial e 2º grau profundo.

Queimadura de 2º grau superficial

Na queimadura de 2º grau superficial, é afetada a primeira camada da pele (epiderme) e a parte mais superficial da derme. Quanto aos sintomas, também são comuns fortes dores na região afetada, vermelhidão, bolhas e aspecto úmido da lesão.

O que causa uma queimadura de segundo grau superficial?

O contato mais prolongado com a fonte de calor é a principal causa das queimaduras de segundo grau. Ocorre esse tipo de lesão em casos em que se derramam líquidos quentes sobre a roupa, ou mantem-se uma área da pele em contato com superfícies quentes por mais tempo, por exemplo.

O que alivia a dor de uma queimadura de segundo grau superficial?

  • Antes de mais nada, mantenha a área lesionada embaixo de água fria corrente por pelo menos 15 minutos.
  • Então, lave a região com sabão de pH neutro, ainda com água fria abundante e evitando esfregar a região.
  • É importante manter a região hidratada, então, cubra a lesão com gaze úmida ou com vaselina e troque o curativo quantas vezes forem necessárias, mantendo o local higienizado e bem hidratado.
  • Você não deve furar as bolhas das feridas, e nem passar nenhum tipo de hidratante comum ou óleo.
  • Pomadas para queimaduras devem ser aplicadas, mas só se forem orientadas por um médico.
  • Procure atendimento médico se as bolhas formadas forem muito grandes ou se elas estiverem com aspecto inflamado.2

Queimadura de 2º grau profunda

Elas estão mais próximas das queimaduras de 3º grau no quesito gravidade. São aquelas queimaduras que atingem toda a derme e podem precisar de intervenção cirúrgica.

Graças ao risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura grave pode ser menos dolorosa que as queimaduras mais superficiais. Podem destruir glândulas sudoríparas e folículos capilares da região afetada, então a pele fica seca e perde os pelos.

O que alivia a dor de uma queimadura de segundo grau profunda?

Por ser um tipo de queimadura mais grave, é indispensável, antes de mais nada, procurar ajuda médica emergencial. Os primeiros socorros, antes da ajuda médica chegar, ou antes de se dirigir ao pronto socorro, incluem o resfriamento da ferida com soro fisiológico abundante ou água em temperatura ambiente, por cerca de 10 minutos. Depois, deve-se cobrir a região afetada com gaze úmida em soro fisiológico, ou panos limpos e úmidos que não soltem pelos, e então, se dirigir ao hospital.

O médico irá avaliar extensão da lesão e então iniciar o tratamento indicado, que pode incluir medicamentos para dor e, inclusive, cirurgias de enxerto de pele. Esse tipo de queimadura pode deixar cicatrizes.

o que alivia queimadura

Queimaduras de terceiro grau

São os casos mais graves de queimadura, causadas pela exposição prolongada a fontes de calor com temperaturas extremamente altas, levando à consequências severas.

Nesses casos, as lesões atingem toda a derme e há destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo atingir também músculos, por fim, as estruturas ósseas.  Comumente, as lesões têm aspecto esbranquiçado/acinzentado, são secas, indolores, deformantes e não se curam sem intervenção cirúrgica e enxertos.1

Quais os primeiros socorros em casos de queimaduras de terceiro grau

  • Chame imediatamente uma ambulância.
  • Inicie o controle da temperatura da lesão com soro fisiológico abundante ou água em temperatura, por no mínimo 10 minutos. Não use água muito fria, gelada, muito menos gelo!
  • Cubra toda a região afetada com gaze ou panos limpos umedecidos em soro fisiológico e aguarde o atendimento médico, que precisa ser emergencial.
  • Não coloque nenhum tipo de produto, pomada ou remédio na lesão, somente o médico especializado pode tratar feridas graves como queimaduras de terceiro grau.2

Riscos em casos de queimaduras de terceiro grau

Infelizmente, em casos onde há o comprometimento grave dos tecidos, os nervos, glândulas, músculos e até órgãos internos podem sofrer lesões graves. Pode ocorrer falência múltipla de órgãos e, com isso, a pessoa perde a consciência e para de respirar.

Em casos como este, é necessário iniciar uma massagem cardíaca e mantê-la até que chegue ajuda médica. Estar ciente desse procedimento pode salvar vidas.

O que não fazer em casos de queimadura

Independentemente do grau da queimadura, é importante ter em mente o que não se deve fazer nesses casos. Isso é, na verdade, tão importante quanto saber quais são os primeiros socorros necessários em cada caso.

Já falamos algumas vezes no decorrer do texto, mas é sempre bom reforçar:

  • Não coloque nada sobre a lesão, como hidratantes ou óleos, que não tenham sido recomendados pelo médico.
  • Não aplique, em hipótese alguma, produtos como manteiga, pasta de dentes, café, sal, açúcar etc.
  • Deixe correr água em temperatura ambiente ou soro fisiológico abundantemente, mas não tente tirar objetos ou roupas que estejam grudados à pele, isso deve ser feito por um profissional de saúde, no hospital.
  • Durante a recuperação, não estoure as bolhas que se formarem na ferida. Elas aceleram o processo de cura e evitam infecções.

Quem são as maiores vítimas das queimaduras

Algumas pesquisam apontam para o fato de que a grande maioria dos casos de queimaduras atendidos pelos hospitais do Brasil ocorrem dentro de casa, e quase metade das vítimas são crianças.

As principais causas de queimaduras envolvendo os pequenos são por acidentes com líquidos quentes, como a água fervente, ou produtos inflamáveis como o álcool líquido, por exemplo. Isso acontece graças a falta de noção de perigo e curiosidade característicos da infância. Infelizmente, casos de violência doméstica também entram para as estatísticas.

Outro grupo que é mais vulnerável a sofrer queimaduras são os idosos, afinal, eles têm menor capacidade de reação e limitações físicas peculiares à idade avançada.3

o que alivia queimadura

Prevenção de queimaduras

Por fim, mas não menos importante, falaremos sobre a prevenção das queimaduras para todas as idades, afinal, não são apenas as crianças e os idosos que se acidentam com o fogo.

  • Substitua o álcool líquido pelo álcool em gel. A versão em gel oferece um risco muito reduzido de explosões e acidentes, além de ser mais eficaz para fins limpeza e desinfecção.
  • Utilize apenas as bocas traseiras do fogão, deixando os cabos virados para trás ou para o lado, nunca para fora.
  • Desligue o registro do gás sempre que acabar de usar, tornando isso um hábito. Isso evita vazamentos acidentais e explosões.
  • Impeça a circulação das crianças na cozinha durante o preparo das refeições. Igualmente, supervisione os idosos que gostem de preparar seus alimentos, oferecendo ajuda para realizar atividades como escorrer água fervente dos cozidos e retirar os assados do forno.
  • Evite usar qualquer tipo de chama no interior da residência, e quando for inevitável, certifique-se de mantê-las longe dos tecidos como cortinas, tapetes e toalhas.
  • Mantenha os aparelhos elétricos que geram calor fora do alcance das crianças, como os ferros de passar e chapinhas de alisar o cabelo, por exemplo.
  • Mantenha os solventes e outros inflamáveis como álcool, por exemplo, em recipientes adequados, bem fechados e fora do alcance das crianças.
  • Evite a exposição prolongada ao sol e sempre use filtro solar, até mesmo quando for ficar apenas dentro de casa, ou se expor por curtos períodos.4

**

E então, encontrou as informações que buscava sobre o que alivia a dor de uma queimadura? Se sim, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais Facebook e Instagram, assim você fica por dentro de muitos outros conteúdos relacionados à saúde, bem estar e qualidade de vida!

Até a próxima!


Referências e datas de acesso:

1- MD.Saúde – Acesso em 01/03/2021.

2- Tua Saúde – Acesso em 01/03/2021.

3 – BVSMS – Acesso em 01/03/2021.

4- Drauzio Varella – Acesso em 01/01/2021.



Colaborou com este artigo: 

Dr.Thiago Cavenaghi Castanheira –
CRM 184.643