Benefícios de beber água: mitos e verdades

Benefícios de beber água

A maioria de nós sabe que existem muitos benefícios de beber água e que isso é muito importante para a nossa sobrevivência, não é?

Mesmo assim, pode ser comum chegar ao fim do dia e perceber que não tomamos nenhum único copinho de água! Aí, corremos pra geladeira, (as vezes até sem muita vontade) e prometemos que, no dia seguinte, faremos diferente.

Diante dessa situação, geralmente surgem questões como: será devemos mesmo tomar dois litros de água por dia? Tomar água em jejum faz bem ou faz mal? E se ela estiver gelada, vai atrapalhar a digestão? Para onde vai toda a água que tomamos? Tomar água emagrece?

Por isso, preparamos esse artigo  que vai responder às suas maiores dúvidas sobre o tema. Vamos desvendar o que é mito e o que é verdade em meio a tanta (des)informação, e te ajudar a vencer o desafio de manter-se sempre muito bem hidratado! Confira:

Beber água emagrece? VERDADE

Beber água pode te ajudar a perder peso, mas é claro que esse não deve ser o resumo da sua dieta. Seu cardápio diário sempre deve estar alinhado à uma boa alimentação, e de preferência deve ser acompanhado de outros hábitos de vida saudáveis, como a prática exercícios físicos, por exemplo.

Já quanto aos benefícios de tomar água quando a intenção é o emagrecimento têm mais a ver com qual é a quantidade ideal para o seu corpo, lembrando que também é necessário seguir uma rotina diária. A água na medida certa vai trazer a sensação de saciedade e fazer o seu intestino melhorar o funcionamento e, por consequência, isso vai influenciar na perda de peso.¹

Não esqueça de beber água!

O líquido também vai ajudar na eliminação de toxinas que deixam o seu corpo inchado, e isso colabora bastante com o metabolismo, já que faz com que o seu corpo seja capaz de processar tudo que ele absorve, fazendo com que todo o organismo funcione de maneira mais produtiva. Ou seja, quanto mais eficaz e acelerado o metabolismo, maiores são as chances de emagrecer.

Beber água também promove outros benefícios estéticos, principalmente no que se refere à qualidade da pele, do cabelo e das unhas. A água é capaz de ajudar no combate da celulite, das rugas e até do ressecamento dos cabelos, por exemplo.²

Posso substituir a água por sucos, chás ou outros líquidos? MITO

Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde, a água ingerida deve vir predominantemente do consumo de água ingerida pura e da água contida nos alimentos.

Bebidas industrializadas como sucos, chás e refrigerantes podem conter muito açúcar e sódio, que pode contribuir para o aumento do peso e não acrescentam na hidratação, já que não saciam como a água em estado puro.

Uma boa sugestão para variar o consumo é criar águas aromatizadas com folhas de hortelã, rodelas de limão ou laranja, ou ainda pedaços de frutas ricas em água, como morango, para incrementar seu sabor com leveza.

Água com limão: benefícios

Benefícios de beber água: é correto tomar dois litros todos os dias? MITO

Não é que você não possa tomar esta quantidade, mas isso não é uma regra absoluta. Antes é preciso descobrir se é isto que o seu corpo precisa. Em alguns casos, a quantidade ideal pode ultrapassar os 3 litros.

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar aplicou uma pesquisa que demonstrou a variação de quantidade de água necessária para cada fase da vida. Para uma criança, por exemplo, a partir do sétimo mês de vida até os oito anos de idade, recomenda-se uma quantidade que escala de 0,8 litro até 1,7. 3

Dos 9 aos dezoito anos, a quantidade total varia entre 2,4 litros e 3,3 ao dia, em quantidades que também variam considerando se o corpo é masculino ou feminino. É curioso notar que a alta quantia de 3,3 litros é aplicável para garotos entre 14 e 18 anos.

Quando chegamos à idade adulta, a diferença no consumo de água entre mulheres e homens é maior, nesse caso, o recomendado é 2,7 litros para elas e 3,7 para eles.

no período da gestação, a orientação é que o corpo feminino receba a partir de 3 litros, subindo para 3,8 litros quando a mulher está amamentando.

Benefícios de beber água: mulher

Essas diferenças ocorrem porque o corpo masculino, de maneira geral, tem mais massa muscular que as mulheres. É importante, também considerar o ambiente onde cada um passa a maior parte do tempo: onde a pessoa mora, trabalha e estuda? É um local seco ou úmido? quente ou frio? No local é feito algum movimento ou atividade física? Tudo isso poderá influenciar em suas necessidades diárias de consumo de água. Veja a tabela completa de recomendações diárias clicando aqui.

Sentir sede é sinal de estar desidratado? MITO

Os motivos de o nosso corpo sentir sede são variadas. Podemos estar perdendo líquido devido ao calor, ou quando comemos algo salgado demais, por exemplo. Nesse caso, nosso sangue sente que precisa diluir os componentes do sal. Uma maneira de avaliar seu estado de hidratação é através da cor da urina. Quanto mais transparente, mais hidratado você está. Quando a urina fica amarelada ou escura, é sinal de que você precisa aumentar seu consumo de água. Por isso, não espere sentir sede para tomar água e mantenha sempre uma garrafa cheia perto de você.

a desidratação acontece quando não há mais água, sais minerais e outros fluidos suficientes para fazer nosso corpo funcionar normalmente, ou seja, sentir sede é um sinal que nosso corpo envia para que ele não atinja um nível crítico de falta de água.

Vantagens de tomar água

A desidratação é considerada pela ciência uma doença que, se não for tratada, pode acarretar problemas graves como: inchaço no cérebro, convulsões, insuficiência renal, lesão térmica e até o coma ou a morte.

Mas a desidratação não está ligada somente ao hábito de não beber água. Ela também pode ocorrer por conta de problemas como:4

  • Diarreia;
  • Queimaduras;
  • Doenças renais;
  • Vômitos;
  • Sangramentos;
  • Excesso de suor.

Já entre os idosos, pode ocorrer uma perda natural de líquido – comumente ligado aos sintomas de tontura e cansaço – por isso esta é uma fase que requer mais cuidados que o normal.5

Estes são alguns sinais de que seu corpo está desidratado:4

  • Desmaios;
  • Pele seca e sem elasticidade;
  • Urina escura ou escassa;
  • Falta de lágrimas;
  • Dor de cabeça;
  • Prisão de ventre;
  • Perda de peso;
  • Confusão;
  • Febre.

Benefícios de beber água: tratando a desidratação

Antes que seja necessário tratar a desidratação, é importante preveni-la. Por isso é essencial ter alguns cuidados, como por exemplo:5

  • Filtrar ou ferver a água que você e sua família vão tomar;
  • Garantir que o ambiente esteja em temperaturas que não acarretem na perda de líquidos através do suor;
  • Evitar fazer exercícios em dias muito quentes;
  • Diminuir ou cortar o consumo de álcool, pois essas bebidas aceleram a perda de líquidos através da urina;
  • Dar preferência para roupas claras quando for se expor ao sol.

beber água: benefícios

No entanto, se você chegar ao ponto de estar desidratado, o tratamento caseiro é bem fácil. A dica dos especialistas é ingerir líquidos em pequenas doses, através de cubos de gelo, picolés de fruta ou tomando água em pequenas doses.

Outra dica são as bebidas isotônicas, como a água de côco e o soro caseiro; servem até mesmo algumas opções repositoras prontas que você encontra em qualquer farmácia.

Outras formas de se manter hidratado

A gente sabe que manter todas as dicas acima é simples, mas nem sempre é fácil. Por isso, uma alimentação saudável é essencial para fazer com que o seu consumo de água seja feito com naturalidade e sem grandes sacrifícios. Apesar de não substituírem totalmente a necessidade de tomar água em estado puro (representada por 81% do consumo total), os alimentos ricos em água podem servir de complemento (os outros 19%) e ainda possuem poucas calorias.

Alimentos ricos em água para prevenir a desidratação: 6

Legumes e verduras:

  • Rabanete (cru)
  • Tomate (cru)
  • Nabo (cozido)
  • Cenoura (crua)
  • Couve-flor (cozida)

Frutas

  • Melancia
  • Melão
  • Morango
  • Abacaxi
  • Goiaba
  • Pêra
  • Maçã (sem casca)
  • Banana

Água em frutas

Viu como é fácil se manter hidratado e fazer disso um grande aliado para manter  sua saúde em dia? Agora que você já conhece todas as dicas acima, que tal colocar em prática todos os benefícios de beber água? Afinal de contas, também ficou muito mais fácil adaptar esse hábito à sua rotina e ao seu tipo de corpo, não é mesmo?

Nós também vamos te ajudar a descobrir algumas formas criativas de não se esquecer de beber água! Acesse nosso e-book sobre o tema e confira. Nele você vai encontrar dicas valiosas e medidas super simples e (o melhor de tudo – gratuitas) para não passar mais nenhum dia sem beber água!

Bom, agora você sabe todos os benefícios de tomar água, certo? Ela ajuda a emagrecer, fortalece a condição física, melhora o funcionamento dos órgãos, aumenta a força e vitalidade dos tecidos externos e internos e ainda previne o surgimento de várias doenças, portanto, resta apenas uma última pergunta:

Você já tomou água hoje?


Colaborou neste artigo
Juliana Arraya de Almeida – CRN-3 33608


Referências bibliográficas e datas de acesso:

1. Viva Bem 19/01/2020

2. Band FM 20/01/2020

3. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição 20/01/2020

4. Ig 18/01/2020

5. Drauzio Varella 19/01/2020

6. Tua Saúde 20/01/2018