Quais os melhores alimentos para aumentar a imunidade quando está doente?

Nariz entupido e escorrendo, tosse e aquela sensação de cansaço no corpo. Esses sintomas são bastante comuns quando estamos doentes, não é mesmo? E se você pensar na última vez que ficou assim, com certeza lembrará o conselho de sua mãe: uma boa sopa. Mas será que ela estava certa? Existem mesmo esses alimentos para aumentar a imunidade?

Neste texto, você vai entender o que sua alimentação tem a ver com o sistema imunológico e onde você pode encontrar as vitaminas necessárias para quando estiver doente. Além disso, vamos explicar por que sua mãe sempre indica uma sopa quente!

O que é o sistema imunológico e para que ele serve?

O sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso corpo. Ele identifica substâncias e agentes estranhos, como bactérias, vírus, micro-organismos e células cancerígenas. Quem é alérgico a ácaro ou a pólen, por exemplo, é porque esse sistema reconheceu esses agentes como “nocivos”.

Ou seja, é o sistema imunológico que protege seu corpo e, quando necessário, reage para eliminar o quanto antes o agente “invasor”. Por isso, aumentar a imunidade é diminuir as chances de você ficar doente e ter uma recuperação mais rápida, caso isso aconteça. Interessante, não é mesmo?

Mas por que alguns alimentos aumentam a imunidade?

Alguns alimentos realmente ajudam a fortalecer o sistema imunológico do nosso corpo e são aqueles ricos em vitaminas e minerais. São os que possuem selênio, zinco, vitaminas A, C e E.

São esses nutrientes que vêm da sua alimentação que ajudarão o seu corpo a repor as energias gastas para combater o tal do “invasor”. Além disso, fornecerão água suficiente para você eliminar as toxinas através da urina e também as vitaminas para a produção dos anticorpos, protagonistas do sistema de defesa.

É aí que a sopa da sua mãe entra nessa história. Uma sopa de legumes, por exemplo, é um dos alimentos para aumentar a imunidade porque tem as vitaminas necessárias e, claro, bastante água. Outra vantagem é que quando tomamos a sopa temos a sensação de alívio do nariz entupido por conta do vapor quente da água e dos legumes.

Anote aí alguns alimentos para aumentar a imunidade!

Agora que você entendeu como as vitaminas e nutrientes podem fortalecer o sistema de defesa, veja em quais alimentos você pode encontrar os itens essenciais:

  • Selênio: castanha-do-pará, arroz e gema de ovo;
  • Zinco: carne de vaca ou de frango, feijões e castanhas;
  • Vitamina A: mamão, cenoura e manga;
  • Vitamina C: laranja, goiaba, acerola, limão e caju;
  • Vitamina E: sementes de girassol, amêndoas e avelã.

Outra boa dica de alimentos para aumentar a imunidade são a cebola e o alho. Eles são considerados alimentos funcionais, ou seja, além da função nutricional trazem outros benefícios. Nesse caso, eles ajudam também a fortalecer o sistema imunológico.

Viu só? Agora, além do conselho da sopa da sua mãe, você já tem outras cartas na manga para melhorar essa sensação desconfortável que aparece quando estamos doentes. Lembre-se: é importante que você consuma alimentos para aumentar a imunidade não apenas quando você estiver doente, mas também antes disso, para se prevenir.

Referências

Portal Tua Saúde
Ministério da Saúde
Associação Brasileira de Nutrologia
Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)