O que é hipertensão? Veja 4 formas de se cuidar!

O que é hipertensão

Para entender o que é hipertensão, primeiro precisamos compreender a forma como nosso corpo funciona. A pressão arterial é a forma como explicamos a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo nosso o corpo.

Segundo a Associação Americana do Coração, a pressão arterial normal deve estar dentro de 12 por 8. Mas é importante lembrar que esses números podem oscilar durante o dia. Os valores geralmente caem quando estamos relaxados e em repouso, e sobem quando precisamos de mais sangue circulando pelo corpo. Por isso, nem sempre um episódio de pressão alta significa a presença de hipertensão.

É natural que a pressão arterial suba um pouco durante uma atividade física intensa ou depois de um episódio grande de estresse. No caso dos exercícios físicos, por exemplo, o nosso coração bate mais forte para bombear mais sangue para nossos órgãos e músculos em movimento. 1,2

Já quando passamos por uma alguma situação de estresse nosso corpo dispara uma reação conhecida como “luta ou fuga”. Aí, nosso cérebro libera uma grande quantidade de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que fazem com que a pressão arterial suba. 3

Essas duas situações podem acontecer de vez em quando com todos nós, mas se a pressão arterial fica alta na maior parte do tempo, é preciso procurar orientação médica.

O que é hipertensão?

Uma pessoa que sofre de hipertensão é aquela que tem sua pressão arterial maior ou igual a 13 por 8 na maior parte do tempo, incluindo os momentos em que está de repouso, o que obriga o coração a fazer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo.

Por isso a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para infarto, insuficiência renal e cardíaca e também para o acidente vascular cerebral (AVC). Logo, é muito importante prevenir o surgimento dela, e para aqueles que já têm o diagnóstico, procurar maneiras de controlar e baixar a pressão alta.

O que é hipertensão: sintomas

Para identificar os sintomas, é importante entender o que é hipertensão: uma síndrome – ou seja, um conjunto de sinais e sintomas – que tem comportamento silencioso. Ocasionalmente, alguns sintomas e sinais  são perceptíveis, sobretudo quando se trata de uma fase avançada ou diante de uma complicação como a crise hipertensiva.

Nesses casos, a pessoa pode sentir dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. 4 

Clique aqui para ver a lista completa de sintomas que indicam que a pressão está alta.

O que é hipertensão: 4 formas de se cuidar

A hipertensão é uma síndrome crônica e sem cura, mas o paciente hipertenso pode ter uma boa qualidade de vida e evitar as complicações da pressão alta seguindo alguns cuidados no seu dia a dia. Preparamos um infográfico com 4 dicas de cuidados importantes. Confira:Infografico 4 formas de prevenir e controlar a hipertensão

1 – Monitore sua pressão arterial

A forma mais segura de saber se a sua pressão arterial está controlada é medi-la com frequência. Por isso, veja algumas dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

  • Meça a pressão em jejum, depois de urinar
  • Não tome remédios e repouse 5 minutos antes de fazer aferição
  • Use um aparelho digital ou esfigmomanômetro
  • Faça isso sentado e com o braço relaxado
  • Não fume antes de aferir a pressão e como demos a dica ali em cima, procure interromper o tabagismo de uma vez por todas!

2 – Tome os medicamentos indicados pelo médico

O tratamento com remédios só poderá ser iniciado com a orientação médica. Siga as indicação de horários, doses e armazenamento dos medicamentos e nunca se automedique.

3 – Reduza o sal

O principal vilão da hipertensão é o sódio presente no sal de cozinha. Isso porque essa substância faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos! Para aprender a calcular a quantidade de sal que está consumindo, baixe nosso e-book, clicando no botão abaixo:

Como reduzir o sal?

4 – Cultive hábitos saudáveis

O tratamento adequado para hipertensão e algumas mudanças nos hábitos de vida podem controlar os sintomas da pressão alta, e assim, oferecer uma boa qualidade de vida ao hipertenso. Essas dicas também evitam o surgimento de complicações como doenças cardíacas, renais e de ordem neurológica. Veja por onde começar:

  • Mantenha uma dieta saudável e balanceada junto a um nutricionista
  • O sobrepeso dificulta o trabalho do coração, por isso mantenha-se no peso ideal
  • Lembre-se que o estresse pode contribuir para fazer a pressão subir, por isso, invista na sua saúde emocional
  • Atividades físicas orientadas podem contribuir muito para relaxar e manter o corpo em forma!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo e ajude a esclarecer o que é hipertensão e todas as formas de preveni-la e controlar a pressão alta.


Colaborou neste artigo:

Dr. Edmo Atique Gabriel
Cardiologista – CRM 105226


Referências bibliográficas e datas de acesso

1 – Drauzio Varella – 31/03/2020

2 – Saúde Abril – 31/01/2020

3 – American Heart Association – 31/01/2020

4 – Eurofarma – 31/01/2020