Sintomas de sinusite: onde dói e como identificar?

“A sinusite atacou!” Você deve ter ouvido essa frase quando alguém estava com o nariz entupido e reclamando de fortes dores de cabeça. Mas será que esse era realmente um quadro de sinusite? A dúvida é, sim, muito válida porque os sintomas de sinusite podem ser parecidos com os de outras doenças, muitas vezes sendo até os mesmos. Assim, entender o que é essa doença respiratória e como ela se apresenta te ajudará a identificar os sintomas de maneira mais fácil.

Neste texto, explicaremos de forma didática tudo que você precisa saber sobre a sinusite. Aqui você entenderá quais regiões do seu rosto doem quando essa doença ataca e quais são os demais sintomas que precisam ser notados para identificar a sinusite. Acompanhe aqui com a gente!

O que é a sinusite e onde dói?

De forma simplificada, a sinusite é a inflamação das mucosas que revestem os espaços ocos nos ossos da nossa face. Essa região é conhecida como seios da face e fica na área óssea do nariz, das maçãs dos rostos e dos olhos.

Atualmente, alguns médicos usam o termo rinossinusite. Isso significa que a inflamação acontece não só no revestimento dos seios da face, mas também na cavidade nasal. A nomenclatura tem sido usada porque são raros os casos em que a sinusite não está associada à rinite.

É por isso que as dores nessas regiões se enquadram como um dos sintomas de sinusite. Na imagem abaixo você pode entender melhor a região atingida, veja só:

 

Quais são os sintomas de sinusite?

A inflamação que ocorre durante uma crise de sinusite pode ser causada por uma bactéria, um vírus ou outro agente alérgico. Assim, os sintomas de sinusite podem variar de acordo com a causa e também com o tempo de duração da crise.

A sinusite aguda dura até quatro semanas, enquanto a crônica pode durar mais de doze semanas. Veja quais são os sintomas comumente presentes em cada uma delas:

Sintomas de sinusite aguda

  • Fortes dores de cabeça, com pontada ou sensação de pressão;
  • Nariz entupido, com secreção amarela ou esverdeada;
  • Cansaço;
  • Tosse;
  • Dores musculares;
  • Febre;
  • Falta de apetite.

Sintomas de sinusite crônica

  • Sintomas iguais aos da sinusite aguda, porém ainda mais intensos;
  • Tosses intensas, principalmente à noite e ao deitar.

Atenção à enxaqueca!

A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca. Sensibilidade à luz, a sons e a movimentos, além de náuseas, tonturas e fadiga são sintomas bem característicos da enxaqueca que não aparecem na sinusite.

O que desencadeia a crise também pode (e deve) ser observado. Dê atenção a jejuns prolongados, falta de sono, estresse e ingestão de cafeína ou bebidas alcoólicas, que são “gatilhos” bastante comuns das crises.

Referências

Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde