Cuidados com a saúde masculina. Por onde começar?

cuidados com a saúde masculina

Cuidados com a saúde masculina. Afinal, por que devemos nos alertar? Os homens vivem, em média, 7,6 anos menos que as mulheres. Estes números estão mais ligados aos hábitos de vida do que à genética – ou seja, homens se preocupam menos com a saúde.

Mudanças de comportamentos e mais acesso a SAÚDE MASCULINA podem mudar este cenário e aumentar a expectativa de vida.

É importante que todos saibam quais cuidados tomar para garantir maior qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável.

Portanto, se cuidar sempre, ir mais ao médico e ficar atento a possíveis sintomas são algumas importantes ações de prevenção.

Afinal, quais são os principais cuidados com a saúde masculina que merecem atenção em cada fase da vida? A Supera tem essa resposta. Confira!

CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA NA INFÂNCIA

  • Cuidados Urológicos – Analisar os testículos no escroto (a bolsa que circunda e protege os testículos) nos homens em qualquer idade. Os testículos são muito sensíveis, portanto, até mesmo lesões não importantes podem causar dor ou desconforto.
  • Alimentação Balanceada – É na infância que definimos o paladar, ou seja, usar menos sal, gorduras e embutidos ajuda a prevenir cálculos renais, sobrepeso, diabetes e doenças cardiovasculares.

CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA NA ADOLESCÊNCIA

Orientação sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

É importante conscientizar sobre esse enorme fator de risco para a saúde, pois alguns testes devem ser realizados, por exemplo, teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV) em todas as fases da vida.

Cuidados Médicos

A varicocele (dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos) pode causar infertilidade caso não seja tratada. Consequentemente, realizar exames de prevenção é primordial!

A consulta pode ser realizada ainda com o pediatra, hebiatra (médico dos adolescentes) e até mesmo já com o urologista.

Atividades Físicas

A atividade física proporciona inúmeros benefícios, por exemplo, aumento de força, controle dos índices de colesterol e do peso corporal, além da redução da ansiedade, autoestima e diminuição do stress.

CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA NA VIDA ADULTA

  • Check-ups – As principais doenças que afligem o sexo masculino são identificadas ao realizar exames para prevenção ou diagnóstico precoce, por exemplo, próstata e cálculo renal.

Homens acima de 40 anos e com sintomas na próstata, por exemplo, dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, por consequência devem ir ao médico.

Ou seja, é importante ter atenção, pois, nessa fase surgem os problemas cardiovasculares – cujo maior vilão é o infarto.

Por fim, aferir a pressão e acompanhar as taxas de colesterol evita doenças crônicas como infarto, acidente vascular cerebral e hipertensão.

Ou seja, a prevenção envolve alguns fatores, por isso, é essencial ficar atento aos cuidados com a SAÚDE MASCULINA.

CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA NA VELHICE (A PARTIR DE 65 ANOS)

  • Visitas Periódicas ao Médico – Doenças como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), câncer de próstata, demências e incontinência urinária são comuns nessa fase da vida. Por isso, é preciso ter bons hábitos e compreender que muitas doenças tem tratamento – e até cura.

CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA PROLONGAM A VIDA

Aliás, outros hábitos podem ser praticados em todas as fases da vida, independente do sexo:

  • Atividades Físicas – Correr, andar, nadar, dançar, treinamento circense… Qualquer atividade física é válida. Faça adaptações de acordo com a sua idade.
  • Evitar Álcool e Tabaco – Evitar o consumo de drogas como o álcool e o cigarro ajuda a manter o corpo mais saudável e diminui o risco de doenças graves como o câncer de pulmão, faringe e laringe, AVC, diabetes, hipertensão, e muitas outras.
  • Alimentação – Gorduras, açúcar e produtos embutidos devem ser reduzidos no cardápio e dar lugar às frutas, verduras e produtos com pouco sódio e conservantes.

Portanto a informação é o principal meio de combater doenças, seja desenvolvendo medidas preventivas, seja conscientizando sobre a importância do diagnóstico e do tratamento.

E lembre-se: EXISTEM TRATAMENTOS QUE MELHORAM A QUALIDADE DE VIDA. PROCURE UM MÉDICO E SAIBA MAIS!

Agora que você entende mais sobre os CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA, está na hora de conscientizar mais pessoas sobre a importância de se cuidar. Compartilhe esse texto nas suas redes sociais para informar mais pessoas!

Ficou com alguma dúvida sobre CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA? Deixe nos comentários! A Supera pode trazer uma matéria especial sobre o assunto especialmente para você!

 

Referências

Ministério da Saúde – Saúde do Homem é fundamental para um  vida saudável

Lado a Lado Pela Vida – Principais Cuidados com a Saúde Masculina

Estadão – Os Benefícios dos Hábitos Esportivos na Adolescência