Varizes nas pernas: sintomas, causas e tratamentos

Varizes nas pernas: sintomas, causas e tratamentos

As varizes nas pernas são de fato muito comuns. Estima-se que atinjam em torno de 2 milhões de pessoas por ano só no Brasil. São veias dilatadas que acontecem quando válvulas defeituosas permitem que o sangue flua na direção errada ou se acumule, por exemplo.1

Com aspecto inchado, retorcido e de cor azul ou roxa, as varizes não incomodam só esteticamente, apesar de esta ser uma preocupação comum. Elas também causam dor nas pernas, inchaço nos tornozelos e os famosos vasinhos nas pernas. Além disso, existem também as varizes internas, que apesar de não serem visíveis, provocam os mesmos sintomas e são tão preocupantes quanto aquela que podem ser vistas a olho nu.

Neste artigo, iremos falar sobre os principais sintomas, causas, tratamentos e medidas de prevenção das varizes nas pernas. Continue a leitura e saiba mais!

Sintomas de varizes nas pernas

Apesar de ser comum que muitas pessoas sintam dor nas pernas, isso não é regra. Na verdade, na maioria dos casos, de fato não há dor. Graças a isso, muitos acabam não procurando ajuda, o que certamente é um erro, pois as varizes representam um sério risco de complicações.

Sintomas mais comuns das varizes

  • Veias inchadas, principalmente nos pés e pernas.
  • Aspecto das veias protuberantes e torcidas.
  • As cores das veias que se sobressaem são escuras, como azuis ou roxas, por exemplo.

Sintomas menos comuns das varizes

A lista de sintomas menos comuns é de fato mais extensa. A pessoa com varizes pode não sentir nenhum desses sintomas, mas também existem aquelas que terão alguns ou vários deles. Confira abaixo:

  • Dor nas pernas.
  • Sensação de pernas mais pesadas que o normal, principalmente após exercício físico ou durante a noite.
  • Sangramento incomum e prolongado em pequenas lesões como arranhões, por exemplo.
  • Lipodermatosclerose, que ocorre quando a gordura sob a pele logo acima do tornozelo se torna dura, resultando no encolhimento da pele.
  • Tornozelos inchados.
  • Vasinhos em forma de teia.
  • Descoloração brilhante da pele perto das varizes, geralmente de cor acastanhada ou azul.
  • Dermatite de estase, deixando a pele da área afetada vermelha, seca e coçando.
  • Cãimbras ao se levantar repentinamente.
  • Síndrome das pernas inquietas, que se caracteriza pela sensação desconfortável nas pernas quando se está sentado ou deitado, levando a pessoa a querer se levantar mesmo quando cansada.
  • Atrofia branca, quando manchas esbranquiçadas irregulares que se parecem com cicatrizes aparecem nos tornozelos.

Complicações das varizes nas pernas

Qualquer condição que atrapalhe o fluxo sanguíneo natural pode levar às complicações, não é diferente com as varizes. Apesar disso, na maioria dos casos os indivíduos não desenvolvem complicações. Ainda assim, esse risco não pode ser negligenciado, já que é difícil saber quem vai e quem não vai desenvolver complicações até que os problemas apareçam.

As principais complicações são:

  • Rompimento das varizes, causando sangramento.
  • Inflamação da veia causada pelos coágulos acumulados nas varizes.
  • Insuficiência venosa crônica: a pele não troca oxigênio e nutrientes com o sangue de maneira adequada porque o fluxo sanguíneo é fraco. Apesar de não ser causada pelas varizes, as duas estão intimamente relacionadas.

O que causa varizes nas pernas

As veias têm válvulas unilaterais que fazem com que o sangue flua em apenas uma direção. Quando as paredes das veias se esticam, elas se tornam menos flexíveis, deixando as válvulas mais fracas.

Quando as válvulas estão enfraquecidas, o sangue eventualmente consegue correr para o sentido contrário e se acumula, causando a dilatação que por sua vez leva às varizes.

Fatores de risco

Qualquer condição que exerça pressão sobre o abdômen tem o potencial de causar varizes, como gravidez, prisão de ventre e até mesmo tumores, por exemplo. Na maioria dos casos não é possível identificar o que exatamente causou as varizes, no entanto, alguns fatores de risco conhecidos são:

  • Menopausa;
  • Gravidez;
  • Ter mais de 50 anos;
  • Ficar em pé por períodos prolongados;
  • Histórico familiar de varizes;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Uso prolongado de alguns tipos de anticoncepcionais.

Vale a pena citar que as varizes são mais comuns entre as mulheres que entre os homens. A causa para isto é, provavelmente, hormonal.

Varizes durante a gravidez

Varizes nas pernas: sintomas, causas e tratamentos
Fonte: Envato – westend61

A gravidez é o período da vida em que as mulheres estão mais propensas a desenvolver as varizes. Isso ocorre graças a uma sobrecarga que afeta o sistema circulatório, afinal, a mulher tem quantidades maiores de sangue no corpo durante a gestação.

Além disso, as alterações nos níveis hormonais podem levar ao relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, e ambos os fatores aumentam o risco de aparecerem as varizes. Outro fator que influencia é o fato de que conforme o útero cresce durante a gravidez, a pressão nas veias da região pélvica da mãe aumenta.

As varizes costumam desaparecer após o fim da gravidez, pelo menos é assim na maioria dos casos.

Tratamentos para varizes nas pernas

Para evitar que as varizes desenvolvam complicações, o ideal é consultar um médico e iniciar o tratamento recomendado. No entanto, é verdade que na maioria dos casos as pessoas com varizes não desenvolvem complicações.

De qualquer forma, se as varizes causam sintomas como dor, desconforto ou qualquer outro tipo de problema, o tratamento é altamente recomendado para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Confira abaixo os tratamentos disponíveis:

Cirurgias de remoção

Quando as varizes são grandes, o tratamento é cirúrgico. O paciente fica sob anestesia geral durante o procedimento que remove as varizes, e na maioria dos casos a pessoa pode ir para a casa no mesmo dia. Passar a noite no hospital quando a cirurgia é feita em ambas as pernas também é comum.

Remoção a laser

Os tratamentos a laser são utilizados em varizes menores e vasinhos. O laser aplicado sobre a veia, que vai desbotando e desaparecendo gradualmente.

Tratamento com espuma

O tratamento conhecido como aplicação com espuma se chama escleroterapia com espuma. É certamente mais eficaz em pequenos vasos e micro varizes.

Pode ser necessário fazer mais de uma aplicação no mesmo vaso para obter o resultado esperado. Após a aplicação, podem levar algumas semanas até que os vasinhos e pequenas varizes de fato sumam.

Remoção por radiofrequência

Um cateter é inserido na veia através de um pequeno corte feito acima ou abaixo do joelho. Então, o médico insere uma sonda no cateter que emite energia de radiofrequência.

A energia da radiofrequência aquece a veia e causa o colapso de suas paredes, fechando-a e selando a mesma. Este procedimento é ótimo para grandes varizes e geralmente é feita com um anestésico local.

Tratamento a laser endovenoso

Assim como no caso anterior, o médico insere um cateter na veia defeituosa do paciente. Aqui, um pequeno laser é colocado no cateter e posicionado no topo da veia alvo. Ele fornece pequenas explosões de energia que aquecem a veia, entregando um resultado similar ao da remoção por radiofrequência.

Como o cateter passa selando toda a extensão da veia, de fato pode ocorrer alguma lesão que cause dor e desconforto, o que geralmente passa em breve.

Flebectomia elétrica transiluminada

Nome difícil, não é mesmo? Explicando de forma simplificada, uma luz especial é introduzida através de um pequeno corte para que o médico identifique as veias que precisam ser retiradas. Então, as veias defeituosas são removidas através de cortes e sucção.

Após o procedimento, é possível que ocorram sangramentos e hematomas, que devem sumir depois de algum tempo.

Cuidados pós tratamento

Independentemente do tipo de tratamento realizado, os cuidados para garantir uma recuperação eficaz são importantes. É necessário seguir as recomendações médicas à risca, sem desvios e sem fazer nada antes de perguntar ao profissional.

Confira os principais cuidados geralmente recomendados2:

  • Use as meias elásticas de compressão receitadas pelo médico diariamente. Coloque as meias ao acordar e retire apenas para tomar banho e dormir.
  • Coloque um calço nos pés da cama para melhorar a circulação do sangue nas pernas.
  • Faça o uso dos medicamentos para varizes conforme a recomendação do médico.

Como prevenir as varizes nas pernas

Certamente, você vai querer evitar o surgimento de novas varizes. Em pessoas que já tiveram o problema ou naquelas que fazem parte dos grupos mais propensos a desenvolvê-las, alguns dos cuidados são indicados 3:

  • Pratique exercícios físicos regularmente, mas sem exigir do corpo esforços excessivos.
  • Pare de fumar.
  • Mantenha-se dentro do peso ideal.
  • Evite ficar sentado ou em pé por longos períodos.
  • Use meias calças elásticas de compressão.
  • Consulte um médico e siga as orientações corretamente.

Varizes podem atingir outras partes do corpo?

Varizes nas pernas: sintomas, causas e tratamentos
Fonte: Envato – vladans

Apesar de serem mais comuns nas pernas, as varizes são sim ser encontradas em outras partes do corpo. Ainda que raramente, elas atingem o rosto, braços, abdômen… De fato, onde há veias, pode haver varizes.

A explicação para as pernas serem atingidas com maior frequência é a pressão excessiva que elas recebem enquanto estamos sentados ou em pé, por exemplo.

**

Gostou do artigo sobre varizes nas pernas? Então nos acompanhe nas redes sociais Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as nossas publicações!

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!


O texto que você acabou de ler foi inspirado e adaptado do artigo “What can I do about varicose veins?” do portal Medical News Today.


Colaborou com esse artigo:

Dr. Ricardo Hideki Nozuma.

CRM: 108088.

Medicina & Estetica 4 seasons.


Demais referências e datas de acesso:

1- Hospital Israelita Albert Einstein – Acesso em 30/03/2021.

2- Tua Saúde – Acesso em 30/03/2021.

3- Unimed Fortaleza – Acesso em 30/03/2021.