Dispensação de medicamentos na drogaria: confira 3 dicas

dispensação de medicamentos

A dispensação de medicamentos é a atividade mais realizada em farmácias e drogarias. No entanto, não deve significar, simplesmente,  olhar a receita e entregar o medicamento prescrito.

Esses estabelecimentos possuem um papel muito importante, que é garantir e beneficiar os clientes com informações sobre o uso correto de medicamentos. Do mesmo modo, por isso é fundamental o papel do farmacêutico na drogaria a fim de proporcionar um melhor atendimento para a população. Ou seja, para cuidarmos dos pacientes como objetivamos é necessário garantir que recebam os medicamentos corretos para as suas necessidades clínicas, na dose correta e indicada, por um tempo adequado e a um custo acessível; assim define-se o Uso Racional de Medicamentos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso sabe-se que no Brasil, os medicamentos são a 1ª causa de intoxicação em seres humanos e 2ª causa de mortes por intoxicação, conforme o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX). Esse informa, também, que 60% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou usados incorretamente; somente 40 % dos pacientes, em média, tomam corretamente seus medicamentos.

Apesar dos medicamentos salvarem vidas e melhorarem as condições de saúde das pessoas, eles não devem ser tratados como mercadorias e usados indiscriminadamente, pois nesse caso, estarão contribuindo para o “adoecer” da população.

Orientações ao cliente no balcão da drogaria

Quando um cliente é atendido na drogaria, deve ser orientado quanto ao uso e armazenamento dos medicamentos. Essas orientações devem ser transmitidas mesmo que o cliente não solicite, pois às vezes ele desconhece a existência de tais orientações.

  1. Conferir com o cliente todos os medicamentos solicitados
  2. Orientar o cliente quanto à utilização do medicamento
  3. Orientar quanto ao armazenamento dos medicamentos em casa

Referências bibliográficas:

  1. Farmacêutico digital. Disponível em: https://farmaceuticodigital.com/2012/10/uso-correto-dos-medicamentos.html> Acesso em: novembro/2021.
  2. Uso racional de medicamentos. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/11634/1/25.pdf> Acesso em: novembro/2021.